quarta-feira, 24 de março de 2010

15º Congresso da UJS - "Pra Ser Muito Mais Brasil"

A União da Juventude Socialista (UJS) tem seu congresso convocado para os dias 17 a 20 de junho em Salvador (BA). Com o lema "Pra Ser Muito Mais Brasil", a proposta de tese está sendo debatida em todo o país, até ter sua versão final aprovada no congresso.

"Pra Ser Muito Mais Brasil"

A ideia central proposta pelos jovens socialistas é de que o Brasil, fruto do acúmulo das lutas do povo que redundaram nos avanços obtidos nos últimos anos, tem uma rara oportunidade de se constituir em uma nação próspera, desenvolvida, soberana, justa e integrada de maneira solidária com outros países e povos do continente.

O documento elenca fatos concretos que levam o país a esta nova condição, como a descoberta do pré-sal e a escolha para sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas - levando em consideração que estas não são meras competições esportivas, mas foram possíveis graças à nova inserção do Brasil no mundo e podem significar importantes oportunidades para resolver entraves estruturais históricos, melhorando a vida do povo.

Outro eixo importante, decorrente do primeiro, é a percepção de que apenas com a união do povo e muita mobilização social será possível concretizar tal oportunidade em realidade. Ainda pela concepção da UJS, essa luta pela construção de um Brasil melhor está diretamente ligada ao projeto de transformação socialista do país.

Eleições 2010: O Brasil entre o avanço e o retrocesso

Seguindo esta diretriz, os jovens socialistas colocam as eleições presidenciais como o centro da luta política em 2010 e propõem uma ampla mobilização em torno de bandeiras avançadas, que enfrentem os interesses do capital financeiro e seus representantes políticos (PSDB/DEM), e equacionem problemas que afetam centralmente a juventude, como a educação, o desemprego (do qual os jovens são os principais vítimas), a violência contra o jovem nas grandes e médias cidades e outros.

Para a UJS, tal programa avançado deve ser liderado por uma candidatura que consiga representar o legado dos governos Lula e, ao mesmo tempo, apresentar uma perspectiva de renovação e aprofundamento das mudanças iniciadas.

Confira a tese completa:

http://www.ujs.org.br/portal/pdf/SubsidioCongressoUJSfinal.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário